O guia completo para a escolha do tênis de corrida

world-tennis-O-Guia-Completo-para-a-Escolha-do-Tênis-de-Corrida

Você é corredor e está procurando o par perfeito de tênis de corrida? Então veio ao lugar certo! Seja para correr na pista, conquistar trilhas complicadas ou deslizar no asfalto, encontrar o modelo ideal é essencial para tirar o melhor proveito da sua corrida. É por isso que elaboramos este guia completo para ajudar na sua escolha. Juntos, vamos explorar o que deve ser observado e garantir que seus pés estejam prontos para correr, quando chegar a hora de pisar no terreno escolhido.

Na World Tennis você encontra tênis de corrida para asfalto, trail e esteira. Perfeitos para treinos diários, longão ou para o dia da prova.

As duas primeiras coisas a se observar são o tipo de terreno que você irá correr e o seu objetivo. Esses fatores irão influenciar a escolha do modelo e a satisfação com sua compra. Não se preocupe, os nossos vendedores estão sempre prontos para ajudá-lo a encontrar o melhor tênis para você.

Os tipos de terrenos mais comuns incluem asfalto, pista, trilha (trail) e esteira. Para cada um deles, há uma consideração específica a ser feita para que sua corrida seja a mais confortável e eficiente possível. Já você pode escolher um tênis para treinos diários, longão ou para o dia da sua prova alvo.

Tipos de terreno

Asfalto:

  A corrida de rua, ou seja, no asfalto, é a mais praticada, atualmente. Por isso, a maioria das marcas mantém diversos modelos voltados para isso. Eles levam em conta o impacto dos pés e a abrasividade do solado, já que você correrá em um terreno mais duro. A respirabilidade também é um ponto importante

Pista

  Os atletas que optam por correr em pista de atletismo utilizam sapatilha específica. Ela tem o solado baixo e é otimizado para ter melhor aderência ao solo. Além disso, o grip está localizado na parte frontal da sola

Trilha

  Como a trail run é feita na natureza, você encontrará uma variedade de condições. Terra batida, areia fofa, poça d’água, galhos, etc. Assim, os tênis de trilha precisam ser mais resistentes, principalmente no cabedal. O solado precisa ter ranhuras mais altas, para que o barro se solte mais facilmente e para maior tração.

Esteira

  Os tênis de corrida para asfalto se saem muito bem na esteira. Vale lembrar que o aparelho tem o piso amortecido, assim, tênis com a entressola mais alta podem gerar instabilidade. Nesse caso, é importante escolher um modelo com boa aderência, flexibilidade e estabilidade.

Tipos de objetivo

• Treino diário

  O tênis de corrida utilizado no treino diário será o seu principal modelo. Seja iniciante, atleta amador ou profissional, esse modelo é o que você irá mais colocar nos pés. Ou seja, ele precisa servir perfeitamente. A sua escolha deve ser baseada no conforto, observando, principalmente, cabedal e amortecimento.

Longão

  O longão é aquela corrida mais longa da semana e que vai requer mais do seu calçado. Aqui, também a palavra-chave é conforto. Mas, com foco total no amortecimento e na respirabilidade do modelo.

Prova

  Primeira coisa que se tem que ter em mente… não se utiliza tênis novo em provas. É muito importante que você já tenha treinado com ele. A quilometragem da sua prova também influenciará na escolha. Por exemplo, uma maratona requer um modelo com mais amortecimento. Já para as curtas, um de velocidade e explosão.

5 dicas para saber se o tênis está confortável

Se após tudo isso você ainda tem dúvidas… calma. Os vendedores da World Tennis estão preparados para esclarecer todas elas e te ajudar na jornada pelo tênis de corrida perfeito. Você pode visitar uma das nossas unidades ou conversar conosco pelo WhatsApp da loja mais próxima.

A revista americana Runners World, a mais conceituada do mercado de corrida, criou 5 passos que podem ajudar a identificar se um tênis está ou não confortável.

1 – Alinhe a palmilha com o pé

Retire a palmilha do tênis e fique em pé sobre ela. O tamanho e o formato devem corresponder ao tamanho do pé. Os dedos não devem sobrar nem para frente, nem para os lados.

Lembre-se, também não pode ficar muito justo o tamanho. É preciso levar em consideração que há aumento do fluxo do sangue e possíveis inchaços durante e após a corrida.

2 – Avalie o aperto do cadarço

Coloque a palmilha de volta e calce os tênis. Amarre-os firmemente o suficiente para travar o tênis sobre o ponto alto do peito do pé. Ao ponto de ser capaz de deslizar um dedo entre o nó e o tênis.

Dica Extra: Ao amarrar os cadarços, o tênis deve ficar justo. O ideal é ter dois dedos entre os ilhoses.

3 – Verifique os dedos dos pés

Levante-se e veja a sensação de ajuste. O ideal é ter um pequeno espaço entre o dedo mais longo e a frente do tênis.

Quanto à largura, verifique se há pouca ou nenhuma pressão no dedo mindinho e apenas uma leve pressão no dedão do pé – um pouco mais solto do que o conforto de uma pulseira de relógio no pulso.

4 – Ande e Corra

Ande e dê uma corridinha para verificar se o calcanhar não sai do tênis ou esfrega desconfortavelmente nessa área.

Também verifique o cabedal. Se estiver franzido, pode ser que precise de um número maior ou outro modelo mais confortável. Se estiver com muita sobra, pode ser que seja um número menor ou outro modelo mais confortável.

5 – Repita, conforme necessário

Tênis não laceia! É preciso que o tênis caiba desde o início. Repita quantas vezes for necessário até achar o par ideal. 

 

World Tennis, a loja que mais entende de tênis