O que você deve considerar sobre a franquia World Tennis
“Quero ser dono do meu próprio negócio”. Todo mundo, em algum momento, já pensou sobre isso. Aqueles que levam a ideia adiante se deparam com uma pergunta que pode permear todo o futuro do seu negócio: criar algo do zero ou optar por uma franquia? A primeira coisa que você deve conhecer é a definição de franchising, segundo a Lei de Franquias:
“O sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício”
Esse tipo de modelo de negócios tem muitas vantagens e algumas regras. E é importante conhecer todas elas. No entanto, o ponto que deve ser mais considerado é o peso e a seriedade da marca que você está se associando. Lembre-se, o seu nome estará ligado a tudo que a rede faz.
Segundo a Marla Topliff*, líder em consultoria de franquias na Kathleen Wood Partners, com mais de 20 anos de experiência executiva em franquias, e reconhecida como uma das 24 melhores mulheres em franquias pela Franchise Update Magazine, esses são os tópicos que devem ser levados em conta na hora da escolha:
• Adequação ao mercado: certifique-se de que a marca seja adequada ao seu mercado-alvo e tenha um histórico comprovado.
• Suporte de franquia: considere o nível de suporte e treinamento fornecido pelo franqueador aos franqueados.
• Desempenho financeiro: pesquise o desempenho financeiro dos locais de franquia existentes e o histórico do franqueador.
• Satisfação do franqueado: pergunte aos franqueados existentes sobre sua experiência com o franqueador e seu nível de satisfação.
• Reputação da marca: considere a reputação da marca e a percepção do público.
• Flexibilidade do sistema: determine se os sistemas e processos do franqueador são flexíveis e adaptáveis às mudanças nas condições do mercado.
• Território: avalie as políticas de território do franqueador e certifique-se de que elas estejam alinhadas com seus planos de crescimento.
• Custo: avalie a taxa de franquia, royalties contínuos e outros custos associados à franquia.
*Fonte: Site Fast Casual
Adequação ao mercado
A World Tennis foi criada em 1991 e foi a primeira loja especializada em tênis do Brasil. Pioneirismo sempre fez parte da sua história, tanto que foi uma das primeiras marcas brasileiras a ter sistema de franchising. Hoje, mais de 30 anos depois, tem unidades em diferentes estados e é a maior rede de distribuição de calçados esportivos de alta performance do país.
A marca já consolidou o seu público-alvo. Sendo reconhecida por diferentes gerações como sinônimo de produtos originais e de qualidade. Bem como, pela excelência no atendimento ao público.
Suporte de franquia
Os franqueados World Tennis contam com uma equipe dedicada pronta para oferecer suporte durante todo o plano de negócios e atender seus objetivos como franqueado. Desde a escolha e negociação do ponto comercial, baixos custos de royalties, divulgação através de campanhas de marketing, entre outros.
O treinamento do franqueado e da sua equipe é um dos nossos diferenciais. É através dele que mantemos os nossos altos padrões de qualidade e o que nos permitiu uma expansão para todo o Brasil. Neles abordamos temas como finanças, contabilidade básica, marketing, merchandising, programas de qualidade, vendas, atendimento ao cliente, etc.
Satisfação do franqueado
A rede World Tennis já recebeu 19 vezes consecutivas o Selo de Excelência em Franchising (SEF), concedido pela Associação Brasileira de Franchising. Este é considerado um dos principais prêmios do setor, pois reflete a opinião dos franqueados. As empresas são selecionadas a partir das respostas dos próprios franqueados, que avaliam diferentes pontos da franquia.
Reputação da marca
Além do SEF, a World Tennis já recebeu outros prêmios de grande importância. Entre eles o International Retailer of the Year Award (Varejista do Ano), em 1998, na cidade de Chicago, IL, dado pela Sports International Communications (EUA). Fomos eleitos como a melhor loja de esportes da América Latina, motivo de grande orgulho para nós, porque até hoje fomos a única empresa brasileira a receber o prêmio.
Atualmente, temos o status de Hors Concours no prêmio da ALSHOP – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LOJISTAS DE SHOPPING na categoria calçados Esportivos. Isso devido a tantos anos consecutivos, que fomos apontados como a melhor marca.
Flexibilidade
Estar de olho no mercado, se antecipar e se adaptar são fundamentais para a prosperidade da marca. Por isso, a World Tennis tem um protocolo para gerenciar muitos dos riscos inerentes ao negócio. Inclusive, isso é um dos temas que são abordados frequentemente nos nossos treinamentos.
Estratégia e planejamento são as principais armas para contornar possíveis riscos que podem surgir. Dessa forma, sempre estamos à disposição para apresentar todas as variáveis do negócio, inclusive apresentando o panorama real do mercado.
Custo
O investimento em uma franquia pode variar conforme o ponto comercial escolhido, preço do aluguel, reformas e modificações e outros. No entanto, ele vai muito além do capital aplicado… é a dedicação do franqueado ao seu negócio. Quanto mais esforço você coloca, mais você verá resultados positivos.
Caso queira conhecer valores, mais detalhes sobre a franquia World Tennis, as marcas que fazem parte do grupo e tirar dúvidas, entre em contato conosco. Você também pode saber mais na aba Franquias.