Tênis com Placa de Carbono: Quais as vantagens e desvantagens?
Os tênis com placa de carbono chegaram para revolucionar a corrida de rua. Não é à toa que, desde o primeiro modelo (em 2016/2017), todos os recordes mundiais femininos e masculinos, de 5km até a maratona, foram quebrados por atletas usando essa tecnologia. É inegável a sua contribuição para o esporte. No entanto, ele é um tênis ideal para você? Quais são as suas vantagens e desvantagens?
Na World Tennis você encontra os principais lançamentos de tênis de corrida com placa das marcas Fila, Olympikus, Skechers, Hoka, entre outros.
Primeiramente, vamos entender qual o princípio da placa. Ela deixa o calçado mais rígido. Dessa forma, no momento da impulsão, o ponto de apoio se desloca mais para frente, para as pontas dos dedos. Esse deslocamento aumenta o braço de alavanca e potencializa a impulsão. Assim, criando um “efeito gangorra”, como definiu o pesquisador Benno Nigg (University of Calgary, Canadá), que participou do primeiro protótipo de um tênis com essa tecnologia.
Outra coisa que precisamos ter em mente é que a placa não precisa ser exatamente de carbono. Um bom exemplo disso é o Olympikus Corre Grafeno que veremos logo abaixo. Ela só precisa ser de um material rígido. Além disso, não precisa estar em todo o tênis, mas localizado de forma que ofereça retorno de energia, como no Skechers Go Run Persistence.
Vantagem – Corredores mais eficientes
Estudos mostram que um tênis de corrida com placa faz com que o corredor seja cerca de 2% a 4% mais eficiente. Nesse sentido, o tênis melhora a Economia de Corrida (EC) = quantidade de oxigênio que está sendo consumida em relação ao peso corporal do atleta e à velocidade na qual ele corre com o menor gasto energético.
Em outras palavras, o atleta gasta menos energia para correr no mesmo ritmo. Podendo correr mais longe ou mais rápido. Justamente por isso, os modelos com placa são indicados para o dia da prova.
Desvantagens – Não é para qualquer corredor
Os tênis com placa fazem parte da categoria performance. Ou seja, calçados pensados para corredores mais experientes que buscam um ritmo mais forte. Segundo o Ph.D., professor de cinesiologia na St. Edward’s University em Austin, Texas, Dustin Joubert, que conduziu um estudo com esse tipo de calçado, em velocidades mais lentas, a rigidez da placa de carbono pode acabar gerando mais gasto de energia.
Assim, podemos afirmar que esses modelos não são indicados para iniciantes e nem atletas com sobrepeso que precisam de mais amortecimento. Saiba mais sobre as categorias dos tênis de corrida.
Conheça os tênis com placa à venda na World Tennis
Fila Racer Carbon
O Fila Racer Carbon é um tênis que traz a placa em 100% carbono, em toda a extensão do calçado. A SPEED TECH CARBON tem formato curvado para promover o aumento na alavanca da pisada. Segundo a marca, testes de laboratórios com corredores mostraram 15% a mais de retorno em relação a de Nylon, usada anteriormente e com ganho de 4,5 segundos por quilômetro.
Além disso, ele é extremamente leve, responsivo, confortável e com um preço bem convidativo. Isso, porque, ele é totalmente produzido no território nacional e vendido com exclusividade no Brasil.
Resumo sobre o tênis
- • Tecnologia SPEED TECH CARBON
- • Pisada Neutra
- • Drop de 6 mm
- • Peso 215 gramas (Tamanho 40)
Olympikus Corre Grafeno
Também fabricado no Brasil e com um preço bacana, o Olympikus Corre Grafeno é o primeiro tênis de corrida do mundo a usar uma placa de grafeno. Esse material é extremamente leve, flexível e mais forte que o aço. Assim, o modelo pesa em torno de 279 gramas no tamanho 40.
A placa tem 1,8 mm de espessura e reduz o esforço do corredor. Além de proporcionar maior propulsão e retorno de energia. Ainda conta com a tecnologia de amortecimento ELEVA que garante máxima resposta.
Resumo sobre o tênis
- • Tecnologia Placa de Grafeno
- • Pisada Neutra
- • Drop 8mm
- • Peso 279 gramas (Tamanho 40)
Skechers Go Run Persistence
O Skechers Go Run Persistence apresenta a placa de forma diferente. Ela é em formato de H, com infusão de carbono e localizada no antepé. A placa mais o rocker (frente do tênis com elevação) promovem mais eficácia durante as passadas e estabilidade.
O tênis também conta com amortecimento ultraleve e responsivo (Ultra Flight). Bem como, com a palmilha Arch Fit que se molda a planta do pé, proporcionando mais conforto. Por isso, é um modelo que também pode ser usado nos treinos diários.
Resumo sobre o tênis
- • Tecnologia CARBON INFUSED
- • Pisada Neutra
- • Drop 6mm
- • Peso 285 gramas (Tamanho 42)
Hoka Carbon X 3
O Hoka Carbon X 3 foi considerado o melhor tênis de corrida da marca, pela revista americana Runner´s World. Ele é ainda mais propulsor que a versão anterior graças a entressola de espuma energizada. Além disso, ele está mais estável que o 2.
A placa de fibra de carbono manteve-se a mesma. Assim como o perfil da sola curvado sob as metas incisivas. Ambos, promovem velocidade de propulsão. Seu diferencial está no cabedal, totalmente novo. Agora, conta com malha de desempenho de alta qualidade, o que melhora o ajuste do tênis.
Resumo sobre o tênis
- • Tecnologia Placa de fibra de carbono
- • Pisada Neutra
- • Drop 5 mm
- • Peso 230 gramas (Tamanho 40)
Hoka Rocket X
Segundo a própria marca, o Hoka Rocket X é um tênis para atletas de elite. Assim como foi pensado para distâncias mais curtas. Ou seja, um calçado para velocidade explosiva. Ele tem a mesma placa de fibra de carbono do Carbon X, que proporciona uma transição suave durante o clico da passada.
O modelo ainda conta com o Meta-Rocker em estágio inicial, que oferece um ritmo acelerado e propulsivo. Além disso, tem solado leve de espuma e borracha apenas em alguns pontos para redução do peso. Dessa forma, sendo o calçado mais leve da Hoka, com 210 gramas.
Resumo sobre o tênis
- • Tecnologia Placa de fibra de carbono
- • Pisada Neutra
- • Drop 5 mm
- • Peso 210 gramas (Tamanho 40)