Vale à pena comprar tênis com placa? Tênis com placa ou sem placa, qual a diferença?

Tenis-com-placa-ou-sem-qual-a-diferenca
Você encontra os principais tênis com placa à venda nas lojas World Tennis

Tênis com placa: Olympikus Corre Supra, Olympikus Corre Grafeno 2, Fila Racer Carbon 2, Mizuno Wave Rebellion Pro.

Você já reparou que os super tênis que foram lançados recentemente todos contavam com placa? Isso não é por acaso. Esse tipo de modelo é pensado para “te empurrar para frente” e a placa é a tecnologia propulsora mais revolucionária dos últimos 15 anos. Não é exagero dizer que a corrida de rua se divide em antes e depois do seu surgimento.

Você encontra os principais tênis com placa à venda nas lojas World Tennis. Venha conhecer os modelos da Olympikus, Mizuno e Fila.

Para entender melhor a diferença entre tênis com placa e sem, precisamos explicar como ela funciona. Trata-se de uma peça rígida inserida entre a sola e a palmilha, mais especificamente na entressola, que pode ser feita de carbono, grafeno ou nylon. Ela promove um “efeito gangorra”. Ou seja, no momento da impulsão, o ponto de apoio se desloca mais para frente, para as pontas dos dedos. Esse deslocamento aumenta o braço de alavanca e potencializa a impulsão.

Segundo estudos, o uso de tênis com placa torna os corredores 4% mais eficientes. Vale destacar que ele não “correrá para você”, mas irá devolver de forma mais eficiente a energia colocada em cada passada. Em outras palavras, você poderá correr mais rápido ou mais longe com o mesmo esforço empregado

 

Diferença do tênis com placa

A propulsão é sempre apontada como o maior benefício dos tênis com placa, mas também há ganhos no pós-treino. Como ela retorna à energia, consequentemente é preciso menos esforço muscular, o que torna a recuperação durante o descanso mais rápida.  Quando falamos em atleta de elite (ou mesmo corredor amador de performance), isso significa que ele pode antecipar treino ou puxar mais no próximo.

Apesar de os tênis com placa trazerem ganhos reais e perceptíveis, ele não é para qualquer treino ou mesmo qualquer corredor. Esse tipo de calçado é mais indicado para o dia da prova e treinos de velocidade ou fartlek. Para treinos “soltos” ou longa distância, os modelos com foco em amortecimento são os mais adequados.

Como são voltados para performance, também não são indicados para corredores que estão começando ou muito acima do peso. Se esse é o seu caso, não se preocupe, as principais marcas do mercado também têm tênis pensados para você. Aqui mesmo no blog já mostramos alguns e na loja virtual da World Tennis você encontra diversos modelos. Lembre-se: o importante é o tênis ser confortável e atender aos seus objetivos.

Tênis com placa

Tênis sem placa

World Tennis, a loja que mais entende de tênis