Tênis,  Tênis de Caminhada,  Tênis de corrida,  Tênis para academia

Mitos sobre tênis

Comprar tênis pode não ser a tarefa mais fácil do mundo (apesar de ser a mais prazerosa), são inúmeras marcas, com tecnologias diferentes, designs super bacanas e cada um para uma finalidade diferente. Mas a coisa pode piorar quando damos ouvidos a alguns mitos sobre tênis, que rolam por aí. Por isso, hoje vamos esclarecer alguma dúvidas.

Para correr tenho que comprar um número maior que o meu.
Isso depende muito. A numeração varia de marca para marca, e às vezes até de modelo, mas cuidado ao comprar um número maior. O ideal é que o tênis esteja confortável e com alguma folga, pois durante corridas longas (como 10km) os pés tendem a inchar um pouco, causando bolhas e ferimentos, se estiver muito justo. No entanto, um número a mais pode significar um calçado largo, que fica saindo do calcanhar ou mesmo que o pé fique “sambando” dentro do tênis.

Tênis velho é que é bom
Está aí a maior besteira que se pode ouvir, principalmente se você corre. Todo modelo tem uma vida útil e depois que ele se “deforma” com o uso não tem mais solução. Tênis velho (aquele com a sola gasta, cabedal furado…) muitas vezes perde sua capacidade de amortecimento e com isso pode provocar dores musculares e até lesões. Para corredores o ideal é trocar o tênis pelo menos duas vezes ao ano.

Tênis tem que ser justo porque “lasseia”
Olha outra mentira das grandes. Tênis não lasseia e nem cede. O máximo que acontece é ele se adaptar ao seu pé, mas isso se estiver na numeração correta. Calçado apertado machuca os pés e pode provocar lesões.
E não adianta tirar a palmilha ou usar sem meias para ver se melhora. A palmilha, assim como todo o restante do tênis, tem a sua função e é pensada para ajudar no amortecimento. Já as meias esportivas protegem os pés de possíveis bolhas, absorvem o suor e evitam o mau cheiro. Com isso, as lavagens podem ser mais espaçadas prolongando a vida do seu par de tênis.

A melhor dica que temos para dar na hora de comprar um tênis é experimente. Vá até uma das nossas lojas, converse com o vendedor, explique o que você deseja e coloque nos pés modelos diferentes. Veja qual você se sente melhor e invista num par de tênis adequado ao que você pretende.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *