Correr na esteira ou na rua?
Você já pensou que a corrida na esteira e correr na rua, apesar de parecer, não é a mesma coisa? Pois é, as duas práticas são bem diferentes e inclusive exercitam grupos musculares diferentes.
Quando se está correndo na rua força-se tanto os posteriores de coxa (parte de trás) quanto os anteriores de coxa (parte da frente) devido o deslocamento do centro de gravidade. Já na esteira o pé é jogado para trás ocasionando uma força contraria para frente, com isso precisamos mais do quadriceps e do anterior tibial. Com essa diferença do movimento o esforço na rua passa a ser maior com mais gasto calórico do que no aparelho.
Apesar de queimar menos, a esteira tem a vantagem (um dos seus maiores benefícios) de gerar menos impacto nas articulações, enquanto que na rua o solo é mais rígido exigindo do seu tênis de corrida um sistema de absorção muito mais eficaz.
A escolha entre um dos dois jeitos depende do que o atleta procura. Caso esteja começando agora o aparelho ajuda a controlar o ritmo do exercício, além de auxiliar na movimentação correta. Já se o objetivo for correr em provas e maratonas, sem dúvida o treino na rua é o mais indicado. Seja como for, invista sempre num tênis específico para running, pois eles contam com tecnologias apropriadas para evitar lesões. Veja algumas dicas abaixo:
Modelos: Mizuno Wave Prophecy 2; Mizuno Wave Prorunner 16; Asics Gel Kinsei 4; Reebok One Cushion